GT Acadêmico

O GT Acadêmico tem como objetivo principal produzir e publicar trabalhos acadêmicos (artigos, papers, iniciações científicas, dissertações e teses) a partir das experiências do Núcleo Brasiliana de Pesquisa Acadêmica / Urban 95 e apresenta-los em eventos científicos e congressos acadêmicos. A ampla divulgação dos processos e resultados obtidos garantirá a disseminação do conhecimento acadêmico adquirido e a replicabilidade das experiências que promovam o desenvolvimento e bem-estar na primeira infância.

 Ações programadas:

– Gerar artigos acadêmicos a partir de conhecimento prévio de membros da equipe (dissertações de mestrado, artigos apresentados em congressos, pesquisas acadêmicas) de temas relacionados ao Urban 95;

– Estabelecer interlocução com profissionais que atuem no desenvolvimento da primeira infância em outras áreas – psicologia, assistência social, sociologia, medicina, etc, – interessados em produzir conhecimento multidisciplinar com potencial de transformação da qualidade de vida dos pequenos moradores dos centros;

  – Organizar um workshop com alunos da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie e alunos de instituições de ensino de arquitetura estrangeiras, já conveniadas com nossa faculdade, interessados em participar do processo de transformação do cortiço piloto, proposto ao Edital da Fundação Bernard Van Leer, desde a etapa de projeto até a conclusão da obra. Neste workshop, em parceria com o Escritório Modelo do Núcleo Brasiliana, os alunos se envolveriam com a reforma das edificações / espaços, com aulas práticas e trabalho de campo. Desta forma, o GT Acadêmico pode contribuir com a formação do aluno de arquitetura, seja pela experiência prática de construir, seja pela conscientização de uma realidade de desigualdade social que poderia ser mais explorada na academia. A reflexão sobre o processo de trabalho e resultados obtidos no projeto piloto fornecerá material para novos artigos e permitirá a elaboração de uma metodologia de trabalho.

– Organizar atividades com crianças de creches e escolas públicas do Glicério, com o intuito de compreender o processo do pensamento urbano das crianças, ou seja, a forma de entendimento da paisagem urbana que fazem do entorno imediato da creche / escola. Baseando-nos nos  conceitos apresentados pelo urbanista americano Kevin Lynch em 1960, no livro “A Imagem da Cidade” – o de que as pessoas formam uma imagem mental do ambiente construído, e que esta é determinante no comportamento dos usuários diante do meio urbano -, pretendemos analisar os percursos, limites, nós e marcos referenciais, com o intuito de mapear deficiências e potencialidades, a partir do olhar da criança. 

A reflexão sobre o processo de trabalho e dos resultados obtidos nas oficinas com as crianças gerará novos artigos acadêmicos, ao mesmo tempo que fornecerá material de trabalho para o GT Escritório Modelo, que poderia trabalhar no desenho urbano do entorno imediato das escolas, requalificando ruas, calçadas, passagens de pedestre, sinalização de rua, iluminação pública, vegetação, mobiliário urbano, etc.

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