Blog

Apresentação de Wagner Rezende no Grupo de Estudos FAU Mack

 

Foi muito interessante a apresentação do Wagner Rezende no Grupo de Estudos que fazemos na FAU Mack. Ele falou sobre ‘a produção do espaço público por adolescentes em áreas vulneráveis: os casos de São Paulo e Bogotá’.

 É muito importante pra mim falar sobre o tema para uma audiência maior, pois isso reflete positivamente no meu processo intelectual e no direcionamento da pesquisa.

Agradecemos Wagner a sua participação!

 

Anúncios

Roteiro dos museus em Nova Iorque – Viagem Cultural para estudantes de arquitetura

Cartaz Roteiro dos Museus em NY externo

“Roteiro dos Museus em Nova York”: A viagem cultural propõe visitas a museus selecionados da cidade de Nova York incluíndo: MoMA, Guggenheim Museum, The Met Breuer Museum, Noguchi Museum, Dia Foundation, New Museum, 9/11 Memorial & Museum, Galerias Chelsea,  Whitney Museum, CMOM e MAD. Nova York foi escolhida pois concentra um grande número de instituições de referência nessa área, apresentando‐se como um ótimo estudo de caso para alimentar possíveis reflexões e ações sobre os museus brasileiros.

Esta atividade irá abordar tanto os aspectos arquitetônicos como os expográficos nas mostras permanentes e temporárias dos museus.

O INSTITUTO BRASILIANA promove a realização desta atividade, que está integrada ao eixo de Pesquisa “Campo Museal” e ao Projeto de Pesquisa “Museus em Conexão”, liderado pelas Professoras Dra. Patrícia Pereira Martins e Ms. Ana Paula Pontes, da Universidade Presbiteriana Mackenzie;

O Projeto de Pesquisa “Museus em Conexão” investiga o desenvolvimento da arquitetura de museus até o momento contemporâneo, de maneira a instrumentalizar processos de projeto no contexto brasileiro;

Mais informações pelo grupo no facebook ou pelo email: matinsppatricia@gmail.com

Lançamento de livro e mesa redonda na Pinacoteca de São Paulo

WhatsApp Image 2017-05-03 at 8.07.39 AM.jpeg

Lançamento do livro Entre a ação cultural e a social: museu e educadores em formação, no próximo sábado, dia 06/05, às 11h, na Pinacoteca do Estado.

Haverá uma mesa redonda de aproximadamente 1h no auditório e depois a distribuição dos exemplares aos participantes do lançamento. Participe!

Portfólio do Instituto Brasiliana reúne projetos sobre cultura brasileira e educação

Além do SP95, O IB gere a plataforma MUSEUBR, por ele desenvolvido sob patrocínio da Petrobras. O projeto de fortalecimento aos museus brasileiros une um portal com informações de 151 museus em 25 cidades do país e uma marca que vai difundir a museologia brasileira e a ampliação da academia no campo da infância. O portal entrará em breve numa nova fase, criando uma espécie de sítio para a produção de conteúdos com nomes de referência do jornalismo e da museologia e cultura brasileira. O projeto conta com a parceria do CEBRAP (Centro Brasileiro de Análise e Planejamento) e o apoio do ICOM (Conselho Internacional dos Museus).

Infância e desenvolvimento urbano na Academia

Também está em curso no IB o suporte ao desenvolvimento de novas pesquisas acadêmicas, com a criação do Núcleo Brasiliana de Pesquisa no Mackenzie, que vai fomentar pesquisas e novas especializações no campo de infância e urbanismo. Acaba de ser criado o Núcleo de Pesquisa Acadêmica Brasiliana, na linha de Arquitetura Moderna e Contemporânea – Representação e Intervenção.

 

Cultura literária e criação de texto no Ensino Médio

O IB procura desenvolver projetos com ênfase de literatura e criação de texto para o Ensino Médio, em parceria com o Instituto Atrevida, que realiza um concurso de redação em países de língua portuguesa, o estímulo a materiais de cultura literária nas escolas de ensino médio brasileiras e pesquisa sobre técnicas de habitações populares sustentáveis para crianças com famílias pequenas. O IB também tem se caracterizado por não terceirizar a gestão de comunicação dos projetos que gere, fazendo-a internamente e alinhada a parceiros a concepção de PR Stunt e produção de conteúdos dos projetos em curso.

 

Rede Memorial

O Instituto Brasiliana tem apoiado iniciativas vinculadas à Rede Memorial (rede das instituições comprometidas com políticas de digitalização dos seus acervos). Entre 2013 e 2015 promoveu um edital (com patrocínio da Petrobras e apoio do MinC) para capacitação e treinamento de bibliotecas e arquivos, implantando nove laboratórios de digitalização em instituições do país. Desde 2012, mantém um portal de comunicação para a Rede Memorial na Internet.

 

Exposição de abertura da Biblioteca Guita e José Mindlin

A origem do IB está fundamentada em conteúdos de estudo da cultura brasileira, uma vez que sua origem ocorreu em virtude da necessidade de constituir uma associação que promovesse a cultura e pudesse apoiar o projeto de formação da Biblioteca Brasiliana Guita Mindlin, cujo o acervo foi doado em comodato à Universidade de São Paulo (USP) para consulta pública e, hoje, se constitui numa das maiores bibliotecas brasilianas do país.

 

História do Instituto

O Instituto formou-se com o objetivo da promoção da educação e da cultura, especialmente das coleções de Brasilianas, termo que, na definição clássica estabelecida pelo notável bibliófilo Rubens Borba de Moraes, engloba coleções de quadros, livros, objetos, imagens e documentos relativos ao Brasil ao longo dos mais de 500 anos de sua história.

Os objetivos do Instituto Brasiliana, contudo, são mais amplos e vão para além do apoio que concedeu, entre 2010 e 2014, à Biblioteca Mindlin. No final de 2015, o IB destaca a importância de, no eixo de atuação brasiliana, voltar seu olhar à compreensão e desenvolvimento de soluções aos problemas brasileiros, em especial nas grandes cidades. Assim o eixo de ação sobre garantia de direitos da infância e desenvolvimento urbano nasceu em 2016.

Sobre o Superintendente do Instituto Brasiliana

Crédito: Terciane Alves/Instituto Brasiliana
IMG_0002.JPG

Rodrigo Mindlin Loeb nasceu em São Paulo, Brasil, em 1970. Formou-se Arquiteto e Urbanista pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo e é Mestre em Energia e Meio Ambiente pela Architectural Association School of Architecture em Londres, Inglaterra. Dirige o escritório de arquitetura Mindlin Loeb + Dotto Arquitetura, estabelecido em 2002, tendo criado uma plataforma de colaborações que se iniciou com o desenvolvimento do projeto para a nova Embaixada do Irã em Brasília, projeto conceitual do arquiteto Bahram Shirdel.

Associado desde 2011, o arquiteto Caio Atílio Dotto integra esta plataforma. Em 2013, concluiu sua obra de maior relevância, a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, desenvolvida em parceria com o arquiteto Eduardo de Almeida. Nesta obra foi responsável pelo gerenciamento técnico dos projetos e da construção, além de desenhar os interiores e peças especiais de mobiliário.

Pela Biblioteca Brasiliana recebeu, com Eduardo de Almeida, o Prêmio de Melhor Obra de 2013 da APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte). A obra foi uma das representantes da Arquitetura Brasileira dos últimos 100 anos no Pavilhão do Brasil da Bienalle de Veneza 2014. Desenvolve atividade acadêmica como Professor de Projeto de Arquitetura e na Especialização em Arquitetura e Meio Ambiente desde 2001, tendo lecionado no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, no Instituto Presbiteriano Mackenzie e na Escola da Cidade.

SP95 estimula o redesenho das cidades para o bom desenvolvimento da criança

SP95 é um projeto que nasceu para estimular o redesenho da cidade para a criança. Foi criado em parceria com a holandesa Fundação Bernard van Leer e acordo de cooperação técnica com a Prefeitura de São Paulo, por meio do programa de cuidado integral à infância São Paulo Carinhosa.

A nova atuação em programas para a criança é algo que consolida o desejo de ampliar uma frente de estímulo ao desenvolvimento integral infantil, um objetivo que começou a se esboçar em 2015.
“Não podemos esquecer que as crianças são o fundamento de nós mesmos e todo esforço para a transformação das cidades com foco na infância abre a perspectiva para o benefício de todos”,
afirma o Superintendente do Instituto Brasiliana, o arquiteto e urbanista Rodrigo Mindlin Loeb, para quem essa frente ampla dialoga com o fundamento sob o qual se ergueu, conceitualmente, o Instituto: a cultura brasileira.
Para Loeb, “a atuação recomendada para projetos da infância é o da integralidade de cuidados, que demandam várias áreas do conhecimento somadas e trabalhando de maneira transversal, com os mais diversos recursos possíveis”. Loeb nos lembra ainda que no Brasil mais de 80% das pessoas vivem nas áreas urbanas, quando a média mundial é 53%.

Neste sentido, estimular a transformação da cidade para os primeiros anos de infância parece uma tarefa mais do que urgente. Sob a inspiração do Urban95 e da São Paulo Carinhosa, o IB criou, em acordo de cooperação técnica com o município de São Paulo, por meio do programa de apoio à infância da capital (São Paulo Carinhosa), o projeto SP95, que propõe o seguinte desafio aos gestores de políticas públicas e especialistas: o que você faria na sua cidade se tivesse 95 centímetros, a altura de uma criança com três anos de idade? A marca também estimula a difusão de conceitos e tem apoiado ações para uma cidade amigável à infância.

A questão inspira e motiva um extenso campo de trabalho no âmbito da infância e desenvolvimento urbano, habitação, saúde, cultura, educação, ocupação do espaço urbano e empoderamento dos familiares para cuidar de seus filhos. Especificamente neste projeto, o IB coordena uma avaliação de políticas públicas voltadas para crianças e famílias na região do Glicério, centro da capital, e coordena a comunicação institucional e social do mesmo.

Leia mais no blog do SP95 – wwww.acidadeeacrianca.com.

Instituto Brasiliana comemora 6 anos e expande projetos que conectam primeira infância e desenvolvimento urbano

Fundado em julho de 2010 a partir de um desejo do historiador István Jancsó e do bibliófilo José Mindlin, o INSTITUTO BRASILIANA (IB) nasceu como uma instituição de educação organizada sob a forma de associação privada de fins não-econômicos e sem fins lucrativos, com ênfase no fomento de projetos de educação e cultura brasileira. Naquela época, a missão era dar suporte cultural e educacional à biblioteca Brasiliana Guita Mindlin.

No seu aniversário de seis anos, com portfólio de projetos de formação de redes de inteligência sobre cultura brasileira, digitalização e gestão de acervos online e difusão da cultura (como exposições e publicações), o IB comemora a criação de um novo eixo: infância e desenvolvimento urbano e, por meio dele, a internacionalização de seu trabalho.
SP95 é primeiro projeto do Instituto Brasiliana em apoio à infância.

INSTITUTO BRASILIANA

Professor Paulo Magalhães, da rede municipal, leciona sobre a formação urbana da região do Baixo Glicério, centro de São Paulo, para alunos do ensino fundamental

Save